ATENÇÃO AO USO DA LAREIRA
O monóxido de carbono emitido pela queima de combustível é tóxico e deve ser levado em conta sempre que for acender a lareira, especialmente as que são abertas (sem porta).
Alertamos sobre o uso da lareira exclusivamente para fins de entretenimento e não como fonte de calor. Em nenhuma hipótese abandonem a lareira enquanto estiver com a lenha em chamas ou em brasa, pois pois produz fumaça tóxica com monóxido de carbono, especialmente em situações de vento forte que pode causar retorno de fumaça para o interior do ambiente.
COMO ACENDER A LAREIRA
Você provavelmente reparou que há um baú de madeira na cabana, certo? Lá está a lenha e alguns gravetos. Acima da lareira também há uma caixa de fósforos e um vidro com uma mistura de cinzas com óleo diesel, feita para iniciar o fogo. Com isso em mãos, pode conferir aqui um passo-a-passo básico para conseguir rapidamente um foguinho duradouro:
Escolher a lenha
No baú, escolha 3 ou 4 pedaços de lenha mais leve.
Preparar o monte
Faça um montinho ao fundo da lareira sem deixar muito espaço entre as peças, mas o suficiente para que circule ar.
Colocar o acendedor
Despeje 1 a 2 colheres de sopa da mistura acendedora na base do monte.
Juntar os gravetos
Posicione alguns gravetos sobre a lenha e por cima da misturinha, sem abafar.
Acender o fogo
Acenda o fogo e espere criar algo de brasa na lenha.
Fazer brasa
Com o fogo em brasa e chamas, é só ir colocando mais lenha aos poucos.
Lareira de tijolos
Esta unidade não tem porta e, por isso, a lenha deve ser posicionada ao fundo da lareira. Isso irá garantir que a chaminé puxe a fumaça adequadamente e evitar que espirre brasa para fora.
O que evitar: deixar a lareira em chamas ao dormir ou sair da cabana.
Estufa de metal
A estufa ecológica foi feita para utilizar quantidades reduzidas de lenha e produzir maior calor. As que possuem uma regulagem em forma de alavanca horizontal, acima da porta, devem permanecer posicionadas à direita para maior circulação de ar no interior, aumentando a queima da lenha e produzindo assim mais calor.
O que evitar: colocar muita lenha de uma vez, para garantir a circulação de ar e a presença de chama.